16

Jun 2016

Não caminhar durante o trabalho pode ser tão perigoso quanto fumar?

Tags:

 

Estudo voltado para trabalhadores de escritório aponta que 55% caminham menos de 20 minutos por dia; para cientista, esse panorama pode levar a problemas de saúde crônicos.

Seja no escritório, no transporte público, no carro ou mesmo em casa, ficar sentado por muito tempo pode ser muito ruim para a nossa saúde. Ao ponto de ser tão perigoso quanto fumar.

É o que defende o cientista Rob Copeland, da Universidade Sheffield Hallam, no Reino Unido, sobre os efeitos de se levar um estilo de vida sedentário. "Nos últimos 20 ou 30 anos, a distância total que toda a população britânica caminha vem caindo em média 96,5 km a cada ano", diz Copeland.

"Com isso, não nos movimentamos o quanto deveríamos e gastamos menos energia, fazendo com que nosso peso aumente e passemos a ter problemas de saúde crônicos, como diabetes e doenças cardiovasculares. Além de alguns tipos de câncer se tornarem mais frequentes."

Estudos anteriores já tinham apontado para problemas de saúde decorrentes da vida sedentária, mas uma nova pesquisa se concentrou específicamente nos movimentos diários de um trabalhador de escritório na Grã-Bretanha.

Fonte: IG Saúde