01

Nov 2016

Câncer de próstata é o mais comum entre os amazonenses

Tags: Saúde, Câncer

Novembro Azul: Um toque que salva vidas

Campanha, que inicia hoje, busca conscientizar homens sobre a importância de fazer exames preventivos

Silane Souza Manaus (AM)

O câncer de próstata é o mais comum entre os  amazonenses. Este ano, 520 novos casos da doença serão registrados no Estado, 330 só em Manaus, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Exames frequentes são fundamentais para que a doença  seja descoberta precocemente. E fazer o exame de toque retal  é uma das bandeiras levantadas pelo  Novembro Azul, campanha de conscientização com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata que começa hoje em todo o Brasil. 

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, quando os sinais começam, quase 95% dos tumores se apresentam avançados, sendo muito difícil a cura. “É uma doença assintomática. A pessoa sente o sintoma quando está na fase avançada e na maioria dos casos não tem mais cura. Só tem tratamento paliativo, que melhora a qualidade de vida do doente aliviando o sofrimento imposto pela doença. Por isso nossa preocupação em divulgar o Novembro Azul tem o intuito de disseminar  informações”, afirma o urologista Ítalo Cortez. 

Integrante da Sociedade Brasileira de Urologia, seccional Amazonas (SBU-AM), Ítalo Cortez explica que a detecção precoce  pode aumentar em 90% as chances de cura. Isso pode acontecer se os exames preventivos forem feitos regularmente. “O homem deve procurar um urologista a partir dos 50 anos, ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família, ou ainda se for uma pessoa da raça negra ou obesa. Ele faz o PSA, que é um exame de sangue, e o toque retal, que demora de 10 a 15 segundos e não muda a masculinidade como muitos pensam”, explica.

Além dos  preventivos, há outras formas de se precaver da doença, como explica Cortez. Conforme ele, entre os fatores de risco está a alimentação inadequada à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos, o sedentarismo e a obesidade. “Praticar atividade física é fundamental, assim como ter uma alimentação saudável. Também há estudos científicos que mostram que quanto mais  relações sexuais o homem tiver menor é a chance de  desenvolver o câncer de próstata, pois  a ejaculação deixa a próstata mais ‘limpa’ na teoria”, afirma o médico.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa aproximadamente  20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.

Tratamento é feito de acordo com o  paciente

O tratamento da doença é determinado de acordo com o caso de cada paciente.  As principais formas de tratar o câncer de próstata são: acompanhamento clínico, em casos de doença de baixo risco, com crescimento lento; operação para retirada de toda a próstata; radioterapia, como alternativa à operação em alguns pacientes; tratamento com hormônios; e quimioterapia - em casos mais avançados.

Número
61,2  mil homens serão diagnosticados com câncer de próstata, este ano, em todo o Brasil, de acordo com estimativa do Inca. A projeção de 2015 a 2035 é que se mantenha a taxa de 30% de mortalidade entre os pacientes de câncer de próstata.

 

Fonte: Jornal Acrítica